

Chakras
Em sânscrito, a palavra chakra significa “disco” ou “roda” e se refere aos centros de energia em nosso corpo. Esses chakras são responsáveis por receber, acumular, transformar e distribuir a energia pelo corpo.
Esses vórtices energéticos captam a energia vital e a transformam, permitindo a nossa assimilação e transmitindo-a por todo o nosso corpo, atuando diretamente nos estados de saúde, equilíbrio e bem estar e influenciando os nossos estados emocionais, psíquicos e energéticos.
A energia psicofísica é de natureza eletroquímica e funciona com a ajuda do prana. Prana é a energia que cria vida, matéria e mente. A palavra prana significa “força vital”. Embora o nosso organismo absorva o prana pelas narinas à medida que respiramos, a energia dinâmica do prana não se baseia no sistema físioquímico do corpo; ele opera além do físico por meio de um sistema “sem fio”, mais do que pelo sistema nervoso. (Harish Johari)
Através de maus hábitos, como alimentação inadequada ou emoções mal digeridas, por exemplo, os chakras podem se encontrar desalinhados ou bloqueados e a energia correspondente àquele chakra deixa de fluir corretamente para o restante do corpo e passamos a um estado de desequilíbrio relacionado àquela energia.
Esse desequilíbrio pode afetar o nosso sistema energético e imunológico e, gradativamente, o desequilíbrio de um chakra acaba afetando todos os demais chakras que ficam sobrecarregados. Se isso ocorre por um determinado período de tempo, pode gerar problemas físicos, mentais e emocionais.
Em caso de obstrução, o bloqueio da energia impede o fluir dos fluxos energéticos e os chakras deixam de cumprir a sua função de maneira correta e eficiente.
É essencial que os chakras estejam alinhados, equilibrados e desbloqueados e isso permite a livre circulação de energia por todo o corpo: corpos sutis, energéticos, espiritual e físico. Nossos fluxos em equilíbrio proporcionam condições para alcançarmos boa saúde, equilíbrio e plenitude de nossas funções.
Sete chakras principais
Existem sete chakras principais que percorrem a coluna. Eles começam na raiz ou base da coluna e se estendem até o topo da cabeça.







1° – Chakra Muladhara
Está localizado na base da coluna. Fornece a base ou fundamento para a vida e o ajuda a sentir-se aterrado e capaz de enfrentar os desafios a serem superados. É responsável pela sensação de segurança e estabilidade, manutenção da vitalidade, disposição e conexão com o mundo material, além de nos trazer o desejo pelo autoconhecimento.
Em desequilíbrio, pode causar excesso de apego ou negação ao mundo material, rigidez, medo de abandono, entre outros.
2° – Chakra Svadhisthana
Está localizado logo abaixo do umbigo. Este chakra é responsável pela energia sexual e criativa e pela manutenção do nosso sistema reprodutor. Também está relacionado a como você lida com suas emoções, bem como com as emoções dos outros.
Em desequilíbrio, pode causar personalidade agressiva, erotismo excessivo e fantasioso e desejo sexual indiscriminado, busca por segurança emocional em terceiros ou a situações associadas ao prazer, podendo trazer apatia, falta de energia, vergonha, entre outros.
3° – Chakra Manipura
Está localizado na área do estômago. É responsável pela confiança e autoestima, além de ajudá-lo a se sentir no controle de sua vida através da realização e da valorização do poder pessoal, também desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo.
Em desequilíbrio, pode causar personalidade egocêntrica, abandono de si e autopunição; desejo de se impor em relação aos outros, sentimento de individualidade ameaçada, distorção quanto a sexualidade e sedução compulsiva, medo de rejeição e da crítica, entre outros.
4° – Chakra Anahata
Está localizado perto do coração, no centro do peito. Este chakra é responsável pela nossa capacidade de amar e mostrar compaixão aos outros, também se relaciona com o fornecimento de energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório e influencia diretamente sistema imunológico.
Em desequilíbrio, pode causar egoísmo, orgulho, dificuldade de lidar com as emoções ou de aceitar ajuda, passividade, medo e inferioridade, angústia, entre outros.
5° – Chakra Vishuddha
Está localizado na região da garganta. Este chakra comanda as funções da tireoide e está relacionado à nossa capacidade de expressão corporal e verbal.
Em desequilíbrio, pode causar tensões físicas através da falta de clareza, dificuldade em expressar os sentimentos e emoções, levando à introspecção exagerada, conflitos quanto à autoimagem, entre outros.
6° – Chakra Ajna
Está localizado na parte superior do rosto. É responsável pelo sistema nervoso e está relacionado também à visão e à nossa capacidade de conhecimento, tanto de enxergar o mundo material quanto o espiritual por meio da intuição e da clarividência.
7° – Chakra Sahasrara
Está localizado no topo de sua cabeça. Ele representa a conexão espiritual consigo mesmo, com os outros e com o universo e também se relaciona com o cérebro e a consciência.
Alinhamento dos chakras
Para que haja equilíbrio e harmonia entre as funções do corpo, é preciso que os chakras estejam alinhados. Esse alinhamento pode ser trabalhado através de diversas técnicas e formas, entre elas o reiki, a terapia sonora, a meditação e a cromoterapia.
.