

O que é Ayurveda?
Ayurveda é o termo dado à medicina tradicional e natural da Índia e é considerado o mais antigo sistema de cura do mundo, com mais de 5 mil anos de história (alguns estudos datam mais de 7 mil anos).
Essa medicina preconiza a conexão total entre corpo, mente e espírito e tem como ênfase não só o tratamento, mas a prevenção de doenças e a promoção da saúde, entendendo que, para ter a saúde perfeita, é preciso viver integrado à natureza e conectado aos seus ritmos naturais.
O Ayurveda, conhecido também como a ciência da longevidade, conecta o ser a sua verdadeira natureza e traz mecanismos que possibilitam com que a pessoa viva em sua plenitude, integrando a sua potencialidade em todos os aspectos da vida.
A palavra Ayurveda, em sânscrito, é formada por duas partes: ayu – vida (ou modo diário de vida) e veda – ciência ou conhecimento (realização/conquista). Desta forma, Ayurveda pode ser traduzida como A ciência da vida.
O Caraka Samhita (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica ayurvédica, define ayus da seguinte forma:

O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma. (Caraka Samhita)
Por ser o mais antigo sistema de cura do mundo, essa ciência influenciou outros sistemas de cura, como o chinês, o tibetano, o árabe, o romano e até o grego – do qual vem a nossa tradição ocidental, e tem, como um de seus objetivos, o desenvolvimento de um sistema de cura natural e de baixo custo, usando os recursos disponíveis provindos da natureza e que possa atender a demanda de uma grande população.
A Medicina Ayurvédica é reconhecida pela Organização mundial de Saúde (OMS) e é praticada e estudada em diversas partes do mundo. Suas bases são o entendimento do ser humano como um conjunto corpo-mente-alma e o entendimento de que só existe saúde se houver equilíbrio entre esses três elementos.
O Ayurveda traz como objetivos a prevenção de doenças, promoção da saúde, longevidade, bem-estar físico, mental e emocional e não apenas a ausência de doenças. Na prática da terapia ayurvédica, estimula-se o autocuidado, o autoconhecimento e o conhecimento do meio que nos cerca.
O Ayurveda, juntamente com a Yoga, o Jyotish e o Vastu Shastra, faz parte de um conjunto de conhecimentos que é denominado Sanatana Dharma, a ciência eterna.